O que é ADVPL ?

Se esta pergunta chamou a sua atenção, você está convidado a conhecer um pouco mais sobre uma linguagem de programação que roda sobre uma plataforma proprietária da TOTVS, na qual quase todos os módulos do ERP Microsiga foram escritos.

Bem resumidamente, ADVPL (atualmente) é uma linguagem de programação estruturada com suporte a orientação de objetos que roda em uma máquina virtual com arquitetura client-server e multi-plataforma, que dá pra fazer tanta coisa, até um ERP! Porém, não vou gastar muito latim pra reinventar a roda, a melhor definição da linguagem está publicada no TDN – Totvs Development Network, site oficial de documentação da TOTVS no link “A Linguagem Advpl”

O ERP Microsiga, a partir da versão 5.07 foi disponibilizado usando esta tecnologia, e os clientes que o adquiriram a partir deste ponto têm acesso ao ambiente de desenvolvimento de aplicações Advpl (IDE), que permite ao cliente desenvolver rotinas e customizações dentro do ERP, usando as funções de Framework Advpl que vêm compiladas no Repositório de Objetos do ERP e as funções básicas da linguagem.

O ponto onde eu quero chegar é o seguinte: É possível fazer muito mais que um ERP usando ADVPL, a plataforma de desenvolvimento e execução é robusta o bastante para se fazer muita coisa bacana, não apenas um ERP. É possível utilizar-se de recursos de processamento remoto, balanceamento de carga e APIS de integração para automatizar tarefas, integrar sistemas, desenvolver customizações e até soluções completas de alto nível de complexidade e escalabilidade usando esta tecnologia.

Embora o respeito ao legado continua sendo um dos mandamentos da tecnologia e recursos em volta da linguagem, a inovação e busca por novas e melhores alternativas é para a TOTVS um processo contínuo, onde o pioneirismo demanda o rompimento de barreiras e quebra de paradigmas para manter-se líder no seu segmento.

Neste BLOG meu objetivo não será restrito ao Advpl e afins, mas envolve compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos últimos 22 anos programando computadores, desde os tempos do Basic residente nos equipamentos 8 bits MSX (Z80) até a era contemporânea da micro-informática.

Saudações a todos, sejam bem-vindos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s