Programa de testes com Interface para API NETiZAP

Introdução

No post anterior (Integração com WhatsAPP através de API – NETiZAP), foi disponibilizada uma classe que utiliza um serviço de envio de mensagens via WhatsApp, chamado NETIZAP. Agora, vamos ver um fonte em AdvPL que utiliza essa classe para envio de mensagens.

Aplicativo IZAPCLIENT

O fonte da aplicação abaixo chama-se IzapClient.prw, e está disponível para Download no GITHUB, no link https://github.com/siga0984/NETiZAP. Basta adicionar a um projeto, junto do fonte da classe de integração (NETiZAP.prw), compilar e executar o aplicativo U_IZAPCLIENT diretamente pelo SmartClient. Ao ser executado, ele deve abrir a janela abaixo:

iZapClient01

O programa já vêm com uma chave de acesso de testes, disponibilizada pelo provedor do serviço. Para utilizá-la, basta clicar no botão “Chaves de Demonstração“, e os campos com os dados da linha de origem, chave e porta do serviço serão preenchidos automaticamente.

*** ATENÇÃO ***

  • A chave de demonstração disponibilizada está atrelada a uma linha / WhatsApp de origem ou remetente da mensagem FIXO — A chave é associada a este número. Para obter uma chave de testes com o seu número de telefone de origem, entre em contato com o provedor do serviço ( Thiago ) pelo WhatsApp (27) 998022075 .
  • O uso da chave de demonstração é apenas para você fazer um teste de funcionalidade — envio de mensagem / pergunta / arquivo para, por exemplo, o seu celular / WhatsApp.
  • Não use este aplicativo ou a chave de demonstração para fazer brincadeiras ou spam.

Usando o programa

Na aba inferior esquerda estão disponíveis todas as opções da API de envio de mensagens: Desde envio de mensagens, arquivos, perguntas com respostas pre-definidas, consulta de status de envio e recebimento das mensagens, perguntas respondidas, grupos e listas de envio associadas a conta de envio, etc. Basta selecionar a aba desejada, preencher os dados e enviar. O painel do lado direito da tela mostra a resposta da requisição JSON obtida pela API.

Caso você obtenha uma chave de uso personalizada da API, basta clicar no botão “Informar Chaves“, que os campos da parte superior da tela serão abertos para edição, e você pode informar a chave e a linha de origem associados.

Exemplo de envio de mensagem

Veja a mensagem abaixo, eu enviei para o meu telefone. Após preencher os campos e clicar em “Enviar”, o painel do lado direito mostra o JSON retornado pela API — informando o ID gerado para esta mensagem enviada.

iZapClient02

Após enviada a mensagem, você pode copiar o Identificador da mensagem retornado, acessar a aba “MessageSearch“, e informar este identificador para saber se a mensagem foi enviada:

iZapClient03.png

E, claro, a mensagem recebida no celular está aqui — obtida pela interface do WhatsApp WEB:

iZapClient04

Agora, enviando uma pergunta, com aceite de duas respostas válidas:

iZapClient05.png

E, apos obter o ID da pergunta enviada, vamos ver se a pergunta foi respondida, usando a opção “QuestionSearch

iZapClient06

E, claro, a pergunta e resposta no WhatsApp :

iZapClient07

Conclusão

Embora o fonte de exemplo seja bem básico, ele serve de base para implementações mais avançadas, como por exemplo guardar em uma tabela as mensagens enviadas e os retornos da API, para registro e/ou buscas posteriores — principalmente quando enviada uma pergunta.

Espero que este fonte lhe seja muito útil, e desejo novamente a todos TERABYTES DE SUCESSO . 

 

8 comentários sobre “Programa de testes com Interface para API NETiZAP

  1. Parabéns e obrigado por compartilhar seu trabalho! Gostaria de saber se você consegui enviar anexo em PDF, aqui eu só consegui imagens, pode me ajudar?

    Curtido por 1 pessoa

    • Opa, magina …rs… Sim, é possível sim, a parte de envio de arquivos ainda faltam algumas coisas pra codificar, mas ele envia PDF sim 😀 Assim que tiver pronto eu atualizo o Github !!

      Curtir

    • Sinistro … acho que tem alguma restrição no serviço.. eu já havia testado anteriormente PDF, e tinha funcionado. Daqui a pouco a versão de testes com interface e a parte de envio de arquivos vai estar disponível no GIT … assim que eu descobrir algo sobre o PDF eu aviso 😀

      Curtir

  2. Uma duvida sobre os protocolos, estou pensando em armazena-los no banco junto ao numero de celular ao qual foi enviado a mensagem, entre outras informações basica. Então gostaria de saber, este é o melhor jeito realmente? Não existe alguma forma que retorne toda a conversa no RequestStart? Pois assim eu saberia se o Request é referente a minha ultima mensagem ou não.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s